Cuidar de você é o primeiro passo para mudar sua vida.

Vamos caminhar juntas nesse processo?

Coisas que eu queria que tivessem me falado antes de ir a Buenos Aires

Atualizado em

Na verdade, preciso ser sincera, muitas coisas que vou falar aqui, me falaram! Isso foi muito bom porque me tranquilizou muito quando cheguei na cidade e já tinha noção do que fazer.

Mas vou falar aqui para que você saiba de TODAS AS INFORMAÇÕES SIMPLES ANTES DE IR A BUENOS AIRES e não precise passar perrengues chiques!

Assim que comprei a passagem, mandei mensagem para o Cristiano Faria, um mochileiro que é meu amigo no Facebook e o sigo no Instagram e nos falamos um pouco há muitos anos.

Eu estava acompanhando sua viagem pela Argentina e vibrando de emoção a cada post ou stories que via dele nas redes, era como se eu já tivesse aqui!

Digo aqui porque escrevo este post numa noite quente em Mendoza, cidade do sol e do vinho, na sala de TV do hostel em que fico hospedada até a partida até a próxima viagem.

Vendo os posts do Cris, eu sentia meu corpo se preparando para voar.

Então, enviei uma mensagem pra ele e começamos a nos falar pelo Whatsapp Ele estava em um ônibus, em Rio Grande do Sul, depois de percorrer Argentina e Uruguai, a caminho de sua casa em MG.

Cris, sério mesmo! Você foi a melhor pessoa na minha vida até hoje me ajudando a planejar uma viagem! Obrigada por tudo!

Então, vamos às dicas, mas juntando as coisas que o Cris me avisou e outras que descobri sozinha ou que ele talvez tenha falado e eu esqueci:

Pelucia, polém das arvóres que causam alergia

Pelúcia: a árvore do espirro!

Como fui em novembro, minha experiência com essa árvore que eu ainda não conhecia foi bem difícil.

Bom, é óbvio que a árvore não chama pelúcia! Como eu não sei o nome da árvore, vou chamar de pelúcia que é o que um viajeiro uruguaio me falou em uma noite no hostel em Palermo enquanto lamentávamos a vitória de Milei que tinha acontecido minutos antes e espirrávamos corizando um pouco!

Ele me disse que tem muito em Montevidéu também e que sofre com isso!

A essa altura eu já sabia porque eu pedi no hostel para me trocarem de quarto porque estava tendo tosse e espirrando desde que cheguei lá e as meninas que trabalham lá me explicaram que essa árvore causa estes sintomas nessa época do ano. Falei com a minha prima que mora na capital portenha e ela me confirmou! Passei uma semana com sintomas que pareciam uma gripe alérgica como espirros, garganta seca e arranhando, tosse e um pouco de dor de cabeça.

Então, se você tem rinite ou algum tipo de problemas alérgicos, se prepare com o que precisa e, se precisar, use máscara que ajuda a evitar um pouco esses sintomas.

Como fazer um roteiro?

Isso vai depender de muitos fatores como quanto tempo você tem, do que você gosta e qual o seu orçamento para essa viagem. A economia da Argentina, infelizmente, não está boa (quem dera a economia de todos os países de latinoamérica estivesse boa e todos pudéssemos viajar sem dificuldades), mas não significa que você seja rico, então, planeje-se ou isso pode sair caro demais!

sentada em frente ao negocião comendo morangos comprados na rua.
eu no “negocião” de BsAs comendo morango!

Como economizar com as refeições e como conhecer a culinária do país?

Eu me permito conhecer a culinária nos lugares onde passo porque isso pra mim é parte muito importante de conhecer a cultura de um local aonde vou, mas também costumo cozinhar e planejar as minhas refeições, muitas vezes considerando não só a economia, como também as minhas necessidades nutricionais.

Por exemplo, como falei acima, aqui come-se muita carne vermelha e eu não costumo comer mais que três vezes na semana, então compro atum e ovos no mercado e complemento a minha necessidade de proteínas nas refeições.

Em alguns dias não tenho tempo para cozinhar, seja pelo trabalho ou de um passeio que fiz. Então eu procuro pedir nos restaurantes opções que sejam nutritivas, saborosas e me permitam conhecer o que as pessoas da região costumam comer.

Aqui, como falei anteriormente, come-se muita batata frita também. Tenho substituído por “ensalado”, a “boa velha salada” que conhecemos no PF (prato feito) pelo Brasil.

Café da manhã

Como eu disse, é muito bom e importante conhecer os hábitos alimentares de onde passamos, mas se não estamos de férias, como é o meu caso em uma vida nômade, isso pode ser complicado, então é legal se conhecer o suficiente para saber o que é importante e saudável para você em sua alimentação e tentar se aproximar disso. No café da manhã costumo tomar iogurte com cereais ou ovos como fonte de proteínas, como carboidratos, os próprios cereais ou pão. E meu café amargo e forte não pode faltar! Então, mesmo nos hostels que fico e servem café da manhã, não tenho aproveitado tanto o que é servido já que não atende as minhas necessidades.

Em Buenos Aires conheci alguns cafés muito bons. Mas a maior parte do tempo comprei meus ovos, meus iogurtes e cereais e apenas tomei o café preto que eles serviam nos hostel! Ah! Café aqui é muito caro! Sério! 250g chega a custar R$40! Mas se você gostar de café solúvel, aí pode encontrar a preço justo em qualquer mercado!

Feira de San Telmo

Desarme-se e permita-se conhecer pessoas:

Se você faz parte da grande parcela de brasileiros que tem uma rivalidade com argentinos, se desarme e permita-se conhecer pessoas incríveis! Aproveite para se perguntar se essa rivalidade é uma opinião própria ou é o que recebemos da mídia como informação?

Você teve experiências reais com pessoas com quem rivaliza para saber se faz sentido essa rivalidade ou só está reproduzindo opiniões que te passaram sem saber qual é a sua de verdade?

O mesmo serve para argentinos que rivalizam com brasileiros! Nem todo brasileiro ou argentino torce para um time ou outro. Essa rivalidade é terrível no futebol! Uma coisa brutal! Racismo em tantas partidas de futebol, assim como a violência física.

Mas será que aquelas pessoas, aqueles homens ali envolvidos, mesmo que em times tão rivais, não tem muitas coisas em comum? E quantas coisas nós temos em comum com eles? Eu me vejo com poucas!

Não acredito que alguém possa saber como sou e como é conviver comigo pegando uma amostra de percepções sobre pessoas de torcidas de time.

Isso não é sobre a rivalidade Brasil X Argentina! Talvez, tenha aí uma pessoa que você odeia com base no que te falaram. Viajar ajuda a rever nossa forma de estar no mundo! Essa é mais uma que aprendi! Mesmo que você não possa viajar hoje, aproveite essa viagem nos seus conceitos.

Se eu lembrar de mais alguma coisa, ou descobrir alguma coisa nova que eu gostaria que tivessem me falado, venho aqui e atualizo. Não se esqueça de clicar no sininho para receber as atualizações e saber todas as dicas e reflexões que eu publicar aqui! 

Leu até aqui?

Bora deixar um cafezinho pra essa escritora tomar escrevendo sobre a rede de generosidade que há no mundo?

Deixe uma contribuição no valor que você sentir no seu coração para incentivar nosso trabalho e a manutenção do blog com muita escrita para pessoas emocio.nandas nesse mundo.

Gostou? Compartilhe!


Deixe seu comentário

Uma resposta para “Coisas que eu queria que tivessem me falado antes de ir a Buenos Aires”

  1. Avatar de Ademar de Souza Eduardo
    Ademar de Souza Eduardo

    Quando li pelúcia, pensei que eram os ursinhos kkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Emocionande-se com essa história

Cuidar de você é o primeiro passo para mudar sua vida.

Vamos caminhar juntas nesse processo?

error: Conteúdo Protegido !!